
Prédio da Agência Central dos Correios e Telégrafos
O prédio do Memorial do Rio Grande do Sul, no Centro Histórico de Porto Alegre recentemente foi transformado no Museu dos Direitos Humanos do MERCOSUL.
A antiga Agência dos Correios e Telégrafos, inaugurada em 1913, foi cedida através de um acordo que previu também a criação de um Museu Postal e uma Agência Filatélica a fim de preservar a história original do prédio, que se destaca pelo estilo eclético, com uma torre alta de relógio à esquerda e cúpulas de metal nos cantos.
O museu conta com vários espaços que se dividem entre exposições permanentes e temporárias e está aberto ao público de terças a sextas, das 10:00 às 19:00 e nos sábados das 12:00 às 18:00.
Eu sou fã desse espaço e, sempre que possível, visito o “trio cultura”, no centro de Porto Alegre: O Museu dos Direitos Humanos, o Santander Cultural (post aqui) e o MARGS. Os dois primeiros tem a característica de privilegiar arte moderna e contemporânea e formam um conjunto imperdível para quem visita (e mora) na cidade.

Praça da Alfândega

O Prédio do MARGS à esquerda
Da última vez que visitei, em Maio de 2015, havia uma exposição de arte contemporânea alemã, muito interessante. Por diversas ocasiões levamos as meninas também. Elas são curiosas e gostam de perambular pelos espaços do museu. São particularmente encantadas na escadaria de ferro, no centro do prédio, ao lado do elevador. Já eu gosto muito da entrada abobadada, com decoração também em ferro, que forma uma moldura muito bonita da Praça da Alfândega, que fica em frente.

Escadaria central no Prédio do Museu dos Direitos Humanos do Mercosul

A Praça da Alfândega vista de dentro do Prédio dos Antigos Correios e Telégrafos
Não dá para perder! Depois de visitar o Museu, tome um café no Café do Cofre, no prédio ao lado onde fica também o Santander Cultural. Entre pela rua lateral e o Café é logo ali.
Museu dos Direitos Humanos do MERCOSUL
Rua 7 de Setembro, Praça da Alfândega, 1020
Veja aqui uma imagem 360 do Google Street View que mostra o belo Prédio e seus vizinhos MARGS (à esquerda) e Santander Cultural (à direita).
O post Museu dos Direitos Humanos do MERCOSUL apareceu primeiro em Mezzo Mondo.